01/05/2020

As 100 empresas de melhor reputação no mercado brasileiro

Relatório enviado em primeira mão ao InfoMoney lista as 100 empresas com a melhor reputação no mercado corporativo brasileiro

SÃO PAULO – Fazer com que uma empresa se torne referência no mercado e tenha uma boa reputação no meio corporativo é um grande desafio. Mas, algumas conseguem se destacar.

Por mais um ano consecutivo, a Natura foi eleita a empresa com a melhor reputação no mercado brasileiro pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), enviado em primeira mão ao InfoMoney. O levantamento tem como base dados referentes a 2019.

“A reputação é o reconhecimento do comportamento corporativo de uma companhia, dessa percepção dos stakeholders pela empresa, e isso está relacionando com o cumprimento dos compromissos”, explica Lylian Brandão, diretora geral da Merco Brasil em entrevista ao InfoMoney.

A pesquisa é constituída por mais de 4 mil entrevistas com diferentes agentes que atuam no mercado corporativo. Para esse levantamento, foram entrevistados mais de 370 diretores empresariais, cerca de 500 especialistas do mercado (analistas financeiros, jornalistas de informação econômica, sindicatos) e mais de 3 mil consumidores. A pesquisa foi auditada pela consultoria KPMG.

Os mais bem vistos pelo mercado

Além da Natura, o top 5 das companhias que possuem a melhor reputação no Brasil conta com Ambev, Itaú Unibanco, Grupo Boticário e Google – sendo essa a única não nacional entre as cinco primeiras colocadas.

Para Lylian, o fato dessas empresas sempre figurarem bem nos rankings de reputação mostra um esforço em manter um compromisso de sustentabilidade e confiança com os clientes e a sociedade de modo geral.

“Um olhar mais no longo prazo, foco em modelos de negócios sustentáveis e a manutenção do compromisso com a sociedade são pontos em comuns entre as essas empresas”, explica.

A diretora ainda argumenta que, ao longo últimos anos, as companhias perceberam a necessidade de ter uma visão mais abrangente dos negócios e da atuação da empresa no ambiente econômico que a mesma se encontra.

Em outras palavras, para uma companhia fortalecer sua imagem perante o mercado e os clientes, é preciso ter uma coerência nos discursos da companhia e um caráter de preocupação e cuidado com funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade civil de forma geral.

“As empresas começaram a entender a importância essa visão mais abrangente, verdadeira uma atuação comercial. Não é só olhar o resultado financeiro, é necessário prestar atenção em outros pontos cada vez mais relevantes para a sociedade”, conclui a diretora.

Lylian ainda explica que, embora seja complicado construir uma reputação tão boa para figurar entre as primeiras colocadas, uma vez consolidada, fica mais fácil para manter essa boa imagem perante ao mercado.

“No top 10 as empresas tem poucas oscilações. O desafio maior é o crescimento, então lá em cima a briga é maior. Empresas melhores tem a preocupação com a sociedade como um todo”, afirma.

Confira:

1. Natura (NTCO3)

Eleita por mais um ano consecutivo como a a companhia com a melhor imagem corporativa no mercado brasileiro, a Natura & Co sabe o quão importante a responsabilidade corporativa é para seus negócios. Desde a primeira edição do estudo, em 2013, a Natura consolida-se como a empresa com a melhor reputação corporativa no Brasil.

Fundada em 1969 em São Paulo, a companhia está presente em mais de 60 países e conta com mais de 40 mil funcionários no mundo todo. Após adquirir a rival Avon em 2019, a Natura tornou-se a quarta maior empresa do ramo de beleza e cosméticos do mundo. O Grupo Natura também é dono da inglesa The Body Shop e da australiana Aesop.

A companhia é presidida desde 2016 por João Paulo Ferreira. Na lista da Merco das lideranças mais bem vistas pelo mundo corporativo brasileiro, Ferreira ficou na oitava posição. Já o CEO global do Natura & Co, grupo que controla a companhia, é o brasileiro Roberto Marques.

A companhia obteve a nota máxima de 10 mil pontos no estudo.

2. Ambev (ABEV3)

Controlada pela belga AB InBev, a Ambev, maior cervejaria da América Latina e líder do segmento no Brasil, foi a segunda empresa com a melhor reputação no Brasil.

Muito conhecida pelo seu popular portfólio de cervejas, que conta com nomes como Skol, Brahma e Budweiser, nos últimos anos, a Ambev tem se diversificado, apostando em segmentos de bebidas não-alcoólicas, como refrigerantes e sucos, e até mesmo em energéticos e bebidas destiladas.

A companhia obteve uma pontuação de 8784 no estudo.

3. Itaú Unibanco (ITUB4)

Presidido por Candido Bracher, o Itaú Unibanco é a primeira instituição financeira a aparecer na lista Merco. O banco, que é o maior do Brasil e da América Latina, ocupa a terceira posição entre as empresas com melhor reputação no Brasil.

Roberto Setubal, ex-presidente do banco e hoje membro do conselho de administração, foi eleito o terceiro líder empresarial mais bem visto no país.

A companhia obteve uma pontuação de 8449 no estudo.

 

4. Boticário

Uma outra marca representante do setor de beleza e cosméticos na lista das empresas com a melhor reputação no Brasil é o Grupo Boticário. O grupo possui grandes marcas do mundo da beleza como O Boticário, Eudora e Quem Disse, Berenice?.

Com mais de 3,7 mil lojas espalhadas pelo país, o Grupo Boticário é uma grande concorrente da primeira colocada Natura.

A companhia obteve uma pontuação de 8332 no estudo.

5. Google

O Google é a mais bem colocada companhia estrangeira a integrar o ranking da Merco no país. A companhia é presidida no Brasil pelo engenheiro Fábio Coelho, que também é o vice-presidente da Google Inc.

O levantamento da Merco também mostrou que Coelho é o segundo líder empresarial mais admirado pelo mercado corporativo brasileiro.

Além disso, o Google é a empresa mais desejada para trabalhar entre estudantes universitários de negócios, engenharia e tecnologia em diversos países.

A companhia obteve uma pontuação de 8328 no estudo.

6. Nestlé

Presidida por Marcelo Mechior, a Nestlé é a segunda marca internacional mais bem colocada no ranking. A marca suíça de alimentos e bebidas atua no Brasil desde o século XIX, mas foi apenas em 1921 que a companhia se estabeleceu de vez no país, com sua primeira fábrica construída na cidade de Araras (SP).

O Brasil é muito importante para a Nestlé, já que constitui o quatro maior mercado da marca – que faturou cerca de 92,5 bilhões de francos suíços mundialmente em 2019.

A companhia obteve uma pontuação de 8110 no estudo.

7. Apple

Presidida globalmente por Tim Cook, a companhia é considerada uma das mais importantes mundialmente na produção de smartphones e tecnologias de maneira geral.

A companhia obteve uma pontuação de 7986 no estudo.

 

8. Bradesco (BBDC4)

Presidido por Octavio de Lazari Jr., o Bradesco, segundo maior banco privado do país, se manteve na oitava colocação. Octavio também figurou entre os lideres com a melhor reputação no Brasil, sendo listado na 36ª posição.

Fundado nos anos 1940 pelo empresário Amador Aguiar, o Bradesco já foi o maior banco do país e atingiu o feito de, em 2010, ser a unica instituição financeira privada a estar presente em todos os municípios do Brasil, tendo pelo menos uma agência ou posto de atendimento em cada uma das cidades do país.

A companhia obteve uma pontuação de 7975 no estudo.

9. Toyota

A montadora japonesa é uma das empresas que mais tem melhorado sua reputação no mercado brasileiro. Em dois anos, a companhia subiu cerca de 10 posições, uma oscilação não muito comum no ranking da Merco.

Em grande parte, a confiança do empresariado brasileiro com a companhia no país tem crescido após ótimos resultados da Toyota no Brasil e de um bom trabalho de aproximação e transparência com os consumidores e parceiros brasileiros.

A companhia é presidida no Brasil por Rafael Chang, que também integra a lista dos líderes empresariais mais respeitados no mercado brasileiro na 40ª posição.

A companhia obteve uma pontuação de 7639 no estudo.

10. Magazine Luiza (MGLU3)

Conhecida por despontar como uma das varejistas mais queridas do investidor brasileiro e vencedora do ranking Melhores Empresas da Bolsa, realizado pelo InfoMoney em parceria com Ibmec, a Magazine Luiza tem melhorado cada vez mais sua reputação no mercado corporativo do país. A companhia obteve uma pontuação de 7583 no estudo.

Ainda que os resultados da companhia nos últimos anos sejam impressionantes, um dos fatores que ajuda muito a companhia a se lançar como uma empresa referência no mercado é a ótima reputação do seu conselho administrativo e dos seus diretores.

Por mais um ano consecutivo, Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, foi eleita a líder mais respeitada em todo Brasil. Luiza é sobrinha dos fundadores do Magalu e começou a trabalhar na companhia da família ainda aos 12 anos.

A atuação de Luiza na empresa foi fundamental para o importante salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza entre os maiores varejistas do Brasil.

Nos 25 anos em que esteve à frente das operações, Luiza expandiu suas lojas para diversos locais do Brasil, além de ter aberto o capital da empresa na Bolsa de Valores em 2011.

O fato de Luiza Trajano ser a líder empresarial mais respeitada no Brasil abre espaço para um debate importante no corporativismo do país: a falta de mulheres em cargos de lideranças empresariais.

Ainda que seja significativo e simbólico ter uma mulher encabeçando uma lista de líderes corporativos, a ausência geral de representantes femininas no ranking geral é evidente: entre os 100 nomes, há apenas 10 mulheres.

Para Lylian, da Merco, o resultado é um reflexo direto no baixo número de mulheres em cargos de alta diretoria de grandes empresas.

“É um retrato do mercado em si. Porém, ainda que não haja um percentual significativo sobre mulheres como líderes de empresas, isso não faz com que elas se concentrem na parte de baixo da tabela”, explica a diretora.

Confira abaixo a lista das 100 empresas com a melhor reputação no Brasil:

 

EMPRESA PONTUAÇÃO SETOR
Natura 10.000 Cosméticos e perfumaria
Ambev 8784 Bebidas
Itaú Unibanco 8449 Serviços financeiros
Grupo Boticário 8332 Cosméticos e perfumaria
Google 8328 Indústria automotiva
Nestlé 8110 Alimentos
Apple 7986 Eletroeletrônicos
Bradesco 7975 Serviços financeiros
Toyota 7639 Industria automotiva
Magazine Luiza 7583 Varejo
Coca Cola 7554 Bebidas
Netflix 7527 Entremetimento
Volkswagen 7502 Indústria automotiva
Hospital Sírio-Libanês 7480 Serviço de saúde
Unilever 7447 Bens de consumo
Danone 7398 Alimentos
Avon 7266 Cosméticos e perfumaria
Hospital Albert Einstein 7250 Serviço de saúde
Microsoft 7238 Tecnologia
Gerdau 7115 Mineração, siderurgia e metalurgia
Renner 7049 Varejo de moda
Honda 7048 Indústria automotiva
Santander 7045 Serviços financeiros
Johnson & Johnson 7020 Bens de consumo
Samsung 6966 Eletroeletrônicos
Mercedes Benz 6958 Indústria automotiva
P&G 6942 Bens de consumo
Porto Seguro 6933 Seguros
Embraer 6922 Aviação
Fiat 6918 Industria automotiva
Tramontina 6903 Bens de consumo
Heineken 6900 Bebidas
GPA 6898 Varejo
Votorantim 6878 Conglomerado
McDonald’s 6859 Restaurantes
Latam 6772 Transporte e logística
Ipiranga 6695 Energia
Mercado Livre 6688 Indústria digital
Facebook 6684 Indústria digital
Amazon 6660 Indústria digital
Bayer 6645 Indústria farmacêutica
Nubank 6637 Serviços financeiros
Banco do Brasil 6634 Serviços financeiros
Carrefour 6621 Varejo
Lojas Americanas 6614 Varejo
Vivo 6598 Telecomunicações
Cielo 6589 Meios de pagamento
Ford 6581 Industria automotiva
Adidas 6454 Roupas e calçados
Gol 6440 Transporte e logicística
Raia Drogasil 6410 Farmácias
Volvo 6344 Industria automotiva
Petrobras 6337 Energia
Hering 6333 Roupas e calçados
Alpargatas 6302 Roupas e calçados
IBM 6182 Tecnologia
HP 6180 Eletrônicos
C&A 6169 Varejo de moda
Casas Bahia 6157 Varejo
Claro 6082 Telecomunicações
Grupo Silvio Santos 6065 Comunicações
Walmart 6033 Varejo
Grupo Globo 5988 Comunicações
Pepsico 5912 Alimentos
Bunge 5849 Agronegócio
Caixa Econômica Federal 5837 Serviços financeiros
GE 5760 Conglomerado
Lenovo 5644 Eletroeletrônicos
Grupo Abril 5634 Comunicações
Siemens 5626 Eletroeletrônicos
Aurora Alimentos 5620 Alimentos
Amil 5613 Serviços de saúde
Arezzo 5613 Roupas e calçados
Klabin 5564 Madeira, papel e celulose
JBS 5519 Alimentos
Farmácias PagueMenos 5505 Farmácias
TIM 5401 Telecomunicações
3M 5354 Química e petroquímica
Fleury 5339 Serviços de saúde
Braskem 5338 Química e petroquímica
Tigre 5296 Industria da construção
BRF 5103 Alimentos
Caterpillar 5040 Bens de capital
BASF 5006 Química e petroquímica
Cargill 5002 Agronegócio
Oi 4897 Telecomunicações
Vale 4878 Mineração, siderurgia e metalurgia
Suzano 4833 Madeira, papel e celulose
Ultrapar 4679 Conglomerado
CSN 4644 Mineração, siderurgia e metalurgia
Mondelez 4637 Alimentos
Oderbrecht 4061 Conglomerado
Souza Cruz 3218 Fumo
Eletrobras 3030 Distribuidora de Energia
Azul 3032 Transporte e logicística
Enel 3018 Distribuidora de Energia
Weg 3014 Bens de capital
iFood 3008 Industria digital
Cacau Show 3002 Alimentos
Usiminas 3000 Mineração, siderurgia e metalurgia

 

Metodologia

A avaliação da Merco integra a percepção de 16 fontes de informação diferentes sobre as mais diversas variáveis que podem constituir uma empresa ou o perfil de um líder.

A Merco investiga uma série de quesitos, com base em 4.189 entrevistas realizadas com três grandes grupos: diretores de grandes empresas, especialistas de vários setores (analistas financeiros, membros do governo, acadêmicos e representantes de ONGs, entre outros) e consumidores.

Primeiro, diretores de grandes empresas apontam as 10 empresas mais respeitadas do mercado na sua visão, exceto a deles. Depois, essa lista passa na mão de diversos especialistas que avaliam de 0 a 100 cada uma das empresas nas variáveis das quais possuem conhecimento.

Na sequência, é realizado um trabalho de pesquisa de campo com a população em geral (consumidores).

Há ainda uma avaliação da atividade das marcas citadas nos canais de divulgação próprio e a comunicação da reputação gerada (mídias sociais, influencers digitais, usuários da rede etc)

Por fim, técnicos da Merco avaliam os principais indicadores das empresas incluídas no ranking ate então para chegar às 100 primeiras. Essa é a parte de separar os indicadores e dados de respostas e valorar todas essas variáveis para chegar à uma pontuação final para cada empresa citada.

Autor: Allan Gavioli FONTE: InfoMoney

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